A energia solar é silenciosa, livre, renovável e limpa
Os sistemas solares térmicos são utilizados sobretudo para aquecer a água
A instalação de um sistema solar térmico pode suprir até 70% das necessidades de água quente. É uma instalação que permite utilizar a inesgotável fonte de energia natural que é o sol, para aquecimento de água.
As instalações solares para a produção de água quente, podem ser instaladas em praticamente todas as moradias uni familiares
1 - Sistemas solares de termossifão
São mais fáceis de instalar e mais baratos do que os sistemas solares de circulação
forçada. Além disso, não requerem espaço adicional para o equipamento. São menos eficientes.
Como funciona o sistema termossifão?
- A radiação solar incide sobre a cobertura de vidro que compõe a parte superior do colector solar, penetrando no interior do painel solar.
- O calor é transferido para o fluido que circula pela tubagem tornando-se menos denso, subindo do colector para o depósito.
- A permuta é feita para a água de consumo, o fluido térmico arrefece e desce para os colectores, fechando-se o ciclo.
O depósito deve ficar sempre acima dos colectores solares.
Não é necessária qualquer bomba ou regulação, podendo ser utilizado em zonas sem electricidade
2 - Sistemas solares de circulação forçada
Os de circulação forçada têm menor impacto estético no exterior e são mais eficientes, versáteis e caros do que os de termossifão.
Como funciona o sistema de circulação forçada?
- A radiação solar incide sobre a cobertura de vidro que compõe a parte superior do colector solar, penetrando no interior do painel solar.
- O calor é transferido para o fluido que circula pela tubagem.
- O fluido quente, circula em circuito fechado e transfere calor através da serpentina do depósito para a água de consumo.
- A circulação do fluido é gerida pelo controlador diferencial e pelo grupo de circulação em função das temperaturas medidas.
Neste sistema o depósito fica noutro local normalmente num plano mais baixo do que o painel. Tem a vantagem de permitir que o depósito esteja protegido e perto do lugar de consumo o que se traduz normalmente em poupança