O aquecimento central é a opção ideal para quem deseja aumentar a temperatura interior da sua habitação, sem ter que fazer um grande esforço económico e sem comprometer a qualidade do ar. Se juntarmos a estas vantagens, o funcionamento silencioso e a diversidade de opções facilmente percebemos porque é hoje a melhor escolha para muitas famílias.
Como escolher o tipo de Aquecimento Central mais adequado
O principal aspeto que deve levar em consideração ao escolher o tipo de aquecimento mais adequado às suas necessidades é a dimensão das diferentes divisões, já que o número de elementos necessários em cada radiador dependerá das necessidades energéticas de cada espaço. No momento de escolher qual será a melhor solução para aquecer a sua casa deve também determinar qual é a temperatura pretendida.
Outros fatores que têm influência na eficácia são o isolamento da casa, a temperatura média interior e o número média de dias em que é necessário recorrer ao aquecimento.
Assim, a escolha de um aquecimento central deve obrigatoriamente iniciar-se por um processo de dimensionamento, que terá como objetivo primordial apurar as necessidades energéticas da habitação e a sua adequada climatização.
Vantagens do Aquecimento Central
A principal vantagem que o aquecimento central oferece é o facto de ser uma solução económica. O sistema central realiza a distribuição do calor através de toda a casa, garantindo dessa forma que toda a habitação se mantém com a temperatura desejada. A distribuição uniforme de calor contribui para reduzir os custos com aquecimento.
O aquecimento central diferencia-se em três tipos principais:
- Sistema elétrico – económico e muito eficiente energeticamente;
- Sistema a gás – também é eficiente do ponto de vista energético;
- Sistema de caldeira – outra solução que alia a economia à eficácia.