Piso radiante

Piso Radiante

Na incessante busca por formas de aquecimento mais eficientes surgem cada vez mais alternativas de difusores de calor. Uma das melhores alternativas a este nível é o piso radiante.

Apesar de ainda não ser muito frequente em Portugal, o piso radiante começa a ser uma escolha cada vez mais recorrente, especialmente por parte de quem procura um sistema de aquecimento que consiga ser simultaneamente eficiente e económico.

O piso radiante é um dos sistemas de difusores de calor mais antigos, já que a sua origem vem da Era Romana. Nos anos 70 a ideia foi recuperada e o sistema tem vindo a ser progressivamente melhorado, ao ponto de se ter tornado uma das formas de aquecimento de maior eficiência da atualidade.

Vantagens do Piso Radiante

A principal vantagem do piso radiante é a sua elevada eficiência energética, garantindo um excelente conforto térmico, mesmo com um custo reduzido.

A maior eficiência energética é justificada pela reduzida perda de calor através das paredes e do teto. Isto acontece porque o ar quente sobe, logo quem está na habitação irá sentir de forma mais rápido o aumento de temperatura.

Além desta questão, também o facto de o piso radiante funcionar com temperaturas mais baixas do que outros difusores de calor, contribui também para uma melhor relação custo-benefício.

Outra vantagem, que certamente será importante para muitas pessoas, é a questão estética. Estando oculto debaixo do pavimento, o piso radiante fica longe do olhar e não afeta a decoração já existente. Adicionalmente, este equipamento não ocupa espaço, o que será também um fator a ter em consideração.

Como última vantagem, surge os benefícios ambientais da utilização desse tipo de equipamento. Visto que a distribuição de calor é uniforme, são levantadas menos poeiras, o que é um grande benefício para quem sofre de alergias,

Desvantagens Deste Tipo de Aquecimento

Passando às desvantagens, a principal incidirá mesmo sobre o custo da instalação deste tipo de difusores de calor. Para minimizar esta desvantagem será essencial fazer um bom trabalho de prospeção de preços.

A outra desvantagem é o facto de o piso radiante requerer um pouco mais de tempo para produzir o aquecimento desejado.

Faça A Sua Escolha

Pesando as vantagens e desvantagens, é inegável que o piso radiante é uma das melhores soluções de aquecimento disponíveis no mercado, mas é sempre aconselhável fazer-se uma avaliação caso a caso, para se determinar se é realmente a melhor opção

Publicações recentes:

Siga-nos no Facebook